top of page

O papel flexível do Áudio em jogos

  • Foto do escritor: Pedro Wolter
    Pedro Wolter
  • 4 de set. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 11 de set. de 2020

Uma análise do uso de Som em jogos



Uma área que não é frequentemente comentada quando se fala de jogos eletrônicos é a parte sonora: temos diversos artigos e discussões sobre arte e seus diversos estilos, e sobre a importância do Game Design, mas não dá pra negar o potencial e a força que o áudio pode possuir em jogos, tanto com a imersão do jogador, quando em jogos que o próprio áudio é o ponto principal.


O áudio é usado de maneira mais comum em jogos como som ambiente e efeito sonoro das ações do personagem, ou em música de fundo. Porém, existem diversos jogos que usam chamadas de som como elementos para notificar o jogador de questões que ocorrem no jogo, como por exemplo, uma missão ter sido completada, um inimigo estar por perto, ou um evento estar acontecendo. Ou em jogos como Rhythm Heaven, a própria música é o gameplay; o jogador deve manter os ouvidos atentos para "Sound Queues" que dirão o que o jogador deve realizar.


Em jogos de terror, a falta de áudio também poder ser poderosa. Um ambiente quieto consegue deixar o jogador mais tenso do que quando há música ou efeitos, e o jogador deve prestar atenção em sons sutis, que normalmente são seus únicos meios de se guiar no ambiente, que normalmente é escuro e tenso. O uso de áudio em jogos é muito mais do que apenas algo que serve como barulho de fundo; é arguível que pode ser tratado até como um elemento de UI, notificando o jogador de eventos, celebrando conquistas, e certos jogos conseguem até utilizá-lo como o ponto principal de gameplay.

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page